Co-Herdeiros na Herança

“Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo…”    – Romanos 8:17.

Neste texto o apóstolo Paulo nos coloca numa categoria de relação com Deus que é inimaginável. Ele afirma que somos herdeiros de Deus, e por força da revelação trazida por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, sabemos que na relação pai-filhos. A isso segue-se o fato de que Deus nos assegura que pelo Espírito Santo podemos viver nossa filiação divina ao nível da intimidade do Filho Unigênito. E, de fato, ao nos  posicionar como Seus herdeiros, indica o nível, condição e possibilidade dessa herança ao dizer que ao mesmo tempo somos co-herdeiros com Cristo.

Começando com esta última informação, devemos pensar no texto de Efésios 1:3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo… O servo de Deus, D.M. Lloyd-Jones, chama nossa atenção comentando sobre este texto de Efésios quanto ao fato de que Paulo tem aqui o cuidado de frisar o tipo de paternidade que usufruimos da parte de Deus, através de nossa fé em Cristo. Ele é o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto estabelece que é nesses termos que usufruimos a paternidade divina, daí sermos co-herdeiros com Cristo: a paternidade experimentada por Jesus.

Vejamos alguns níveis estabelecidos nesse tipo de paternidade a nós oferecida:

  • Está além dos parâmetros na experiência de paternidade humana, quer negativos, quer positivos. Nem mesmo os positivos segundo nossos critérios.
  • Antes, é a paternidade oferecida a Cristo e por Ele usufruida. Vamos vê-la de perto:

Este é o meu filho amado, no qual tenho prazer – Lucas 3:22 –   Cf. Efésios 1:6

Graças te dou, ó Pai, porque sempre me ouves –  João 11:41 e 42.

Ainda que sendo Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que padeceu – Hebreus. 5:8.

…mas eu de fato O conheço, e obedeço à Sua Palavra –  João 8:55.

Eu vivo por causa do Pai. – João 6:57.

Meu Pai, que vocês dizem ser o seu Deus, é Quem me glorifica – João 8:54.

Como o Pai me amou, assim eu os amei… João 15:9.

 

E então, vejamos a herança dEle, da qual fomos feitos participantes:

Tudo o que tenho é Teu, e tudo o que tens é meu –  João 17:10

Dei-lhes a Tua Palavra – João 17:14

Assim como me enviaste ao mundo… – João 17:18.

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti;  – João 17: 21.

Dei-lhes a glória que me deste – João 17: 22.

…a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo – João 17:24

o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja. – João 17:26.

Como co-herdeiros, fica estabelecido que herdamos na mesma medida, mas também que isto só é possível a nós porque Deus estabeleceu incluir-nos na herança do Seu Filho, ao colocar o Espírito do Filho dentro de nós: ” …mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: Aba, Pai (Romanos 8:15).

E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de Seu Filho ao coração de vocês, e Ele clama: Aba, Pai – Gálatas 4:6.

É importante salientar uma pequena mas significativa diferença assinalada pelo apóstolo entre os dois textos quanto à experiência intimista na relação filial. Em Romanos ele diz que o Espírito de filiação nos habilita a esse nível de relacionamento. Em Gálatas ele nos faz perceber que esse mesmo Espírito nos personifica nesta relação, ou seja, num momento, cheios dEle clamamos: Aba! Noutro, Ele Se move em nós e clama por nós: Aba!

Na primeira instância, aí estamos nós, como herdeiros. Na segunda, eis-nos nivelados como co-herdeiros. Aleluia!

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome. João 1:12.