Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Salmos 121:1-8 ARA
Promessas! Nossa fé se alimenta delas. São inumeráveis a nosso favor na Palavra de Deus. Delas é dito por Paulo: “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”, em II Coríntios 1:20 e outro tanto Pedro afirmou: “Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça”, em sua segunda carta, 1:4.
Falar sobre promessas de Deus na Bíblia traz o desafio de qual delas escolher. Se este é o maior desafio, decidi compartilhar com vocês aquela que me afigura ser a mais messiânica das promessas do Velho Testamento, por trazer a natureza da proposta da encarnação do Messias de Deus, o Senhor Jesus Cristo. Daí a leitura deste maravilhoso salmo 121. E digo isto porque a profecia messiânica de Isaías 7:14, proferida mais de 700 anos antes do nascimento de Jesus, já O anunciava em Sua função precípua: Emanuel, Deus conosco. Acredito que nada supera a magnitude de tamanha promessa. E só a fé cristã a possui. Em nenhuma religião ou confissão jamais se ouviu falar de um deus que prometia estar junto do seu adorador, todos os dias, e que para provar a pertinência dessa proximidade e companheirismo, tomou forma humana e viveu entre os homens. E Jesus, nosso Deus e Senhor, ao deixar Seus seguidores garantiu-lhes estar com eles todos os dias, até o último deles.
E dentre as necessidades humanas, nenhuma supera a carência de companhia. E dentre as propostas de companheirismo, nenhuma supera a proposta de companhia divina. Jesus Se anunciou Emanuel, e para sempre. Ele é Emanuel para todo o que nele crer.
E é então que desponta a gloriosa promessa deste salmo 121 que nos auxilia a crer, ao descortinar para nós em que consiste esta guarda, a proteção da parte Daquele que nos guarda. Porque já adianto aqui, que a essência do sentido de guarda, protetor, de que fala este salmo, é companheiro, aquele que está junto, que come junto o mesmo pão.
Quais as dimensões desta proteção? Observemos o texto:
1- O Guardião é socorro garantido. V.2
Porque Ele fez os extremos: Céus e terra. Não há outras possibilidades ou ofertas de risco fora desses dois extremos.
De onde pode nos vir o perigo ou o mal? Do extremo de cima, ou do extremo de baixo. O salmista entendeu que Quem os criou é maior do que eles representam, seja em termos de bênçãos ou de riscos. No texto rabínico o salmista diz elevar seus olhos para o Alto. Ele parecia estar se sentindo apequenado, fragilizado. Pensa na necessidade de socorro e seu coração lhe oferece resposta na certeza de que no Deus que criou todas as coisas ele tinha socorro garantido.
Entre os extremos, se encontra Deus, Aquele em Quem podemos encontrar socorro.
Quem precisa de socorro? Quem se sente sob risco iminente; quem se sente em pânico; quem se vê em desamparo. Todas estas situações são possíveis a qualquer de nós, em circunstâncias variadas, ao longo da vida.
Depois de se assegurar ter socorro garantido no Senhor, ele começa a meditar na forma de exercício desse socorro.
2- O Guardião é Proteção Garantida Vv. 3 e 4
Há um jogo de palavras: se você tropeça, como quem perde a vigilância, como quem cochila, Ele nunca perde o compasso! Não pisca!
Diferentemente das divindades cultuadas pelos que rodeavam Israel, as quais precisavam ser acordadas (I Reis 28).
A primeira ideia que parece emergir do salmo é que a proteção divina é tal que jamais nos sobrevirá mal ou dano algum. Logo, a cada vez que um sinistro nos ocorre, temos que concluir que a promessa falhou. Mas, não é esta a proposta e aqui está o sentido maior deste salmo: o salmista começa questionando de onde pode vir o socorro de que ele necessita. Só depois disto é que apresenta o Senhor como sua resposta, e o posiciona como guardião. Ele é o guardião que socorre. Socorre como Aquele que protege. Nem sempre o mal é impedido, mas porque Ele está junto e não pisca nem cochila, sempre vigilante, tem o socorro certo no momento preciso; à mão. Isto concorda com o sentido de promessas que afirmam: “Em me vindo o temor, hei de confiar em Ti” – Salmo 56:3; ou: “Estarei com ele na angústia, livra-lo-ei, e o glorificarei” – Salmo 91:15. Também pertence a este entendimento a promessa tão atraente em Isaías 43:2 – “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
Acresço uma palavra de sabedoria, tão própria das promessas divinas e que nem sempre recebemos bem, mas que, a despeito de nossas pretensões, se cumpre conforme o propósito divino. Foi Paulo, apóstolo, que a ensinou para nós, dizendo, em I Coríntios 10:3 – “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.”
3- Até Onde Ele Guarda?
- Até onde Ele é: É do que fala a expressão: “O Senhor é quem te guarda”, para dizer que Ele não terceiriza. Não deixou isso a cargo de anjos. O Salmo 34:7 quando fala do Anjo do Senhor, usa de uma linguagem de teofania, fala de Jesus: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”. Muitas vezes, em diversos eventos históricos no Velho Testamento, era Jesus, pré-encarnado. Com Jacó; com Moisés; com Josué; com os pais de Sansão; com Daniel na cova dos leões. Com os três companheiros de Daniel na fornalha em Babilônia. Era Ele sempre.
- Até onde Sua Presença chega: Junto. Não desde o céu, mas como COMPANHIA. “Tua sombra à Tua direita”. (Ou, lit.: “O Senhor é a sombra ao lado da tua mão direita). Você se dá conta de que vigia a direita do seu corpo 24 horas por dia? Mesmo os não destros, estão atentos ao seu lado direito em todo o tempo. Nosso hemisfério cerebral direito é a porta de entrada e da administração de nossas emoções. O que nos toca os sentimentos, é percebido e recebido pelo lobo direito do cérebro. Isto nos faz pensar no fato de que “abrimos a guarda” da nossa esquerda. É onde Ele Se coloca como guardião. Pois, se projeta a sombra à direita, está posicionado à esquerda. É um lindo recurso de figura de linguagem. Também reforçado na metáfora onde os salmistas O proclamam pelo possessivo, “meu escudo”. O escudo via de regra ficava na mão esquerda.
- Até onde nossas emoções reclamem e nossas ações, delas decorrentes, nos movam. Se Ele não guardar a saída, de nada servirá guardar a chegada, por isso Ele já guarda desde dentro da casa, onde nos pensamos seguros e achamos que podemos dispensar qualquer ajuda extra.
Isto nos lembra a fala do salmista no salmo 139: “Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim estendes a Tua mão”. Cercado! Como os pintainhos sob as asas da galinha, tal como Jesus propôs.
Isto explica por que disse o salmista: “…o Senhor é a fortaleza da minha vida; de quem terei medo?” – Salmo 27:1. Glória ao Seu Santo Nome! Avance e confie, se você crê no Senhor Jesus! Ele é Quem guarda sua vida.
Decorre daí o sentido poético da expressão: “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua”. A tradução dos rabinos acrescenta: “nem sofrerás de noite sob o brilho da lua”. Quanto ao dia, sim, lemos que “Suas misericórdias se renovam a cada manhã”, e, concordando com isto, disse o salmista: “Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite comigo está o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.”- Salmos 42:8 . Sob o sol, o guardião da alma nos cobre com a sombra de Sua misericórdia, e sob a lua, na escuridão da noite, o cântico da alma que pode com Ele conversar.
Descansa! O Senhor é quem te guarda.