Deus Aliado

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. – Romanos 8:31-39.

Ouvimos que foi dito: “Este é o sangue da nova aliança”… E celebramos porque entendemos que por essa aliança estamos salvos. Contudo, ainda nos resta entender quanto mais a aliança prometida significa para nós. Nos seus desdobramentos somamos à vida eterna garantida, a paternidade em Deus; consequentemente nossa filiação a Ele por causa do sangue da aliança; e ainda lembramos que temos promessas de socorro, assistência na Graça e tanto mais.

Aliança fala mais do que ganhos e vantagens.
Aliança fala de comprometimento, pertencimento total e incondicional.
Aliança fala dessas implicações reveladas pelo apóstolo neste texto.
Fala que temos na Pessoa de nosso Deus e Pai, nosso criador, um aliado, pessoal e chegado.

Paulo começa tudo levantando uma máxima e uma questão que põem a aliança e suas implicações em foco.
Vamos a elas:

1- DEUS É POR NÓS.
Ele desvenda diante de nós o significado disso nos termos da aliança.
V.32 – Entregou Seu Filho por nós
V.33 – Age como o Juiz que nos protege
V.34 – Colocou Cristo como Intercessor Vivo perante Ele a nosso favor

E então levanta a questão:

2- QUEM SERÁ CONTRA NÓS?
Como se dissesse: Face a tamanho envolvimento, quem se atreveria a ser contra nós?
Restou alguma possibilidade para alguém?
Não. A começar pelo fato de que ele afirma que Deus está junto. Tão junto que cabe a pergunta: Quem nos separará Dele ou o que nos separará Dele? (v.36).

Então trabalha com as circunstâncias existenciais:
Diz não para as possibilidades do mundo visível: “tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada”.
Assume que são situações que engendram a morte.
O que ele pretende não é afirmar que tais coisas não nos sucederão por conta da aliança. Antes, aponta ao fato de que em ocorrendo, Ele estará mais junto, mais próximo, como o ajudador, Aquele que atravessa o vale junto. Aquilo que nos garantiu através de Isaías (43: 1 e 2) e prometeu através do salmista que estaria conosco na angústia e na travessia pelo vale da sombra da morte. Por isso a afirmação segura: “Em todas estas coisas somos mais que vencedores”. É nelas. Através delas. Conhecemos assim o significado da Palavra que diz: “Da fraqueza tiraram forças”.

Porque na Aliança, experimentá-las nos ensina a verdadeira conquista. Mais que vencedores, significa conquistadores.

Então trabalha com as hipóteses e as circunstâncias transcendentais: “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura”.

Elas também podem engendrar a morte. Mas o que o apóstolo nos informa é que ele entende que o amor que O move na Aliança vai aproximá-Lo ainda mais. Nada disso, começando pela morte, e incluindo nossas andanças na vida, teofanias, demônios, cotidiano, sonhos, êxtases, depressões ou terceiros, nada vai poder afastá-Lo de nós por conta de uma aliança costurada por Seu amor por nós através de Cristo, que intercedeu dizendo: “Que o amor com que me amaste esteja neles”. Aleluia!

Deus disse certa vez, que por ter firmado uma aliança com Daví, nunca faltaria a ele. A Aliança que Ele estabeleceu conosco, é maior do que a que fez com Daví. Porque foi firmada com o sangue de Seu Filho, é mais que histórica como foi com Daví. É eterna, vai continuar, mesmo depois que a história acabar.