Quem Despreza o Dia das Pequenas Coisas ?

 

Muito longe do que pensam e cobiçam alguns, a vida que Jesus nos prometeu quando disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”, aponta para a simplicidade.

A contramão da simplicidade é a complexidade. Na simplicidade está o sabor e a verdadeira beleza. O sofisticado sabe a insosso. A simplicidade é recheada de leveza sem irresponsabilidade, enquanto a complexidade que tanto atrai e seduz, implica em descompromissos, em não dar conta, em inquietação e sobrecarga.

Se levarmos nossa fé pela via da contramão, contrataremos complicadores sempre, pretendendo que Jesus ande conosco por essas vias e nos socorra com refrigério, onde escapemos dos dissabores de nossas escolhas mal feitas, ditadas pelo fascínio do que parece locupletar, mas que em verdade só faz deixar-nos em falta. Ele não anda nesses desvios.

Pensam alguns que vida em abundância, por conta da associação desta palavra com o verbo ter, é ditada pelo edito do consumo, do possuir, do armazenar, do pagar para ver e ter, possuir igual e muito. Loucura!

A vida com Deus é permeada de coisas simples, porque Ele mesmo nos pretendeu simples, como disse o Senhor Jesus: “Sejam simples como as pombas…”

A simplicidade não acumula nem retém. Ela se satisfaz no pouco e no não complexo. Faz a opção mais sábia entre o suave e o áspero, preferindo o primeiro. Prefere o que traz menos apelativo, ao que está prenhe de propostas e ofertas.

A simplicidade é leve, porque carrega pouco. Busca o aroma natural e a cor não pintada. Contempla o rosto nu, autêntico, sem a falsa mensagem da maquiagem.

A simplicidade dita e interpreta a voz do coração, não da eloquência, por isso mesmo seu idioma é uma oração e sua fala soa como música. Por sinal que num só instrumento ela tira o som de uma orquestra inteira.

A vida abundante que Jesus nos ofereceu na fé, é simples, porque não investe no muito, mas naquilo que abundância traduz: plenitude.

Num tempo em que o mundo nos arrasta ao tanto de que não podemos dar conta, converta sua trilha ao trilho da vida simples: esvazie, desfaça, desacumule, fique leve! A vida terá mais sabor e beleza, pois haverá tempo para vivê-la.