Deus Cuida

Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” – Mateus 6:26-30

Foi Jesus quem o disse. E o fez para dissolver a ansiedade e inquietação de nossos corações, que sofre porque se sente o único responsável ou único capaz de dar conta do devir da vida.

Jesus o disse porque Lhe cabia comunicar esta boa nova, por ser fonte de Verdade e porque Lhe cabia revelar a vontade do Pai Celestial para com Seus filhos.

Jesus o disse porque sabia que a ansiedade, subproduto da queda que incutiu no homem o gérmen da independência quanto a Deus como sua fonte, não desaparece por conta desse homem nascer de novo, viver uma nova realidade espiritual por obra da graça. Não. A ansiedade como tantas outras fraquezas inerentes à queda, prevalece como erva daninha na alma, como parasita negativista na experiência espiritual. Precisa ser arrancada, anulada. É processo depurativo e como só a Palavra viva faz isso, é dela que Ele Se serve para depurar. É daí que decorre a fé que se aninha em Deus e aniquila a ansiedade.

Então ataca a ansiedade dizendo: Ele cuida. Cuida na qualidade de pai. Um Pai-Deus. É como se fizesse eco com a mensagem de Salmo 46: 10 que proclama: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus…”

Então metaforiza em cima de aves do céu e lírios do campo. Dizendo: “Olhem para eles!”

Quero olhar para eles agora, e convido você a fazer isso, à luz desta Palavra do Senhor. Lá estão eles: aves no céu; lírios no campo. Se eles pudessem pensar e ter noção de si mesmos, acredito que fariam estes arrazoados, sendo aves: “Nada me falha. Sou apenas o que sou, mas estou sob cuidados. Ele está cuidando. Vôo em busca de meu pão. Faço meu ninho. Vivo entre predadores, mas estou sob os cuidados dEle. Por que? Não sei. Sou apenas o que sou, mas por razões que não me pertencem, Ele cuida de mim. Há outros melhores que eu? Certamente! Há outros superiores a mim? Certamente! Mas Ele cuida de mim. Nada fiz para que Ele haja assim para comigo. Apenas sou. É coisa dEle. Ele dá conta. Então eu canto.”

Os lírios diriam: “Ele cuida. Não sei o que vê em mim, mas me vestiu de branco, como de justiça, embora eu tenha os pés no lodo. Há sujidades abaixo, mas resplandeço em minha alvura como que incontaminado. Minha forma de ser é um milagre, porque nada nem ninguém poderia produzir meus matizes e detalhes que me são peculiares. Há riscos ao meu redor? Muitos. Pode o solo secar; o sol tisnar minhas pétalas; não chover e vir a sequidão ou mesmo enxurradas que me arrastem daqui. Mas Ele cuida. Não teci minhas pétalas, mas estou vestido de gala. Ele o fez! Por isso exalo o meu perfume”.

Jesus disse que eu e você somos mais. Valemos mais. E isso porque para conosco Ele é mais. Mais que Deus criador. É Pai. Descanse. Ele cuida, porque Ele é.