Ouvidos Cavados

Salmo 40

Nós vamos dividir este salmo de Daví em três partes, não simétricas, mas de acordo com a significação de seus resultados em torno de um eixo revelacional que podemos ver no versículo 6: “Sacrifício e oferta não pediste, mas abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não exigiste.” – Salmos 40:6.

  1. A primeira parte compreende os vv 1-5, e eu dou a ela como título: O Adorador
  2. A segunda parte compreende os versos 7- 11, e a ela dou como título: O Adorador
  3. A terceira parte compreende os versos 12-17 e dou a ela o título: O Adorador Responsável ou Comprometido (Com a realidade da vida e a santidade de Deus).

Cada uma delas é decorrente do que o verso 6 informa. Qualquer de nós prefere ser achado apenas na primeira parte, mas isto não traduz o resultado de um trabalho divino que o verso 6 aponta, e nem nos capacita a viver na dimensão do que as duas outras partes revelam e que é a razão do processo divino anunciado no verso 6. Então comecemos por ele, que é o eixo em torno do qual tudo gira.

Para um confessor criado e doutrinado num sistema religioso onde toda e  qualquer tentativa de proximidade a Deus tinha de passar imprescindivelmente pelo ritual de sacrifício de sangue ou sacrifício pacífico, holocaustos e semelhantes, como era o caso dos judeus, entre os quais o salmista, a descoberta de que Deus abre mão de tais exigências para uma aproximação livre, onde o ofertante podia levar a própria vida como um sacrifício vivo e racional, só poderia ocorrer debaixo de ação divina incomum. Esta abertura teria de proceder do próprio Deus. Nós a conhecemos pelo nome de “graça” desde a Cruz de Cristo. O salmista a experimentou e traduziu isto para nós na expressão: “abriste os meus ouvidos”. O sentido original é muito intenso, significando antes: “cavaste ouvidos em mim”.

Há um sentido metafórico na expressão, muito significativo. Aponta na direção de que Deus tomou a Seu cargo capacitá-lo a ouvir além da mera letra, ouvir com ouvidos internos, capazes de discernir a voz divina que comunica Sua vontade  real para além dos significativos que as palavras traduzem.

O primeiro alcance foi descobrir que Deus está além de ofertas rituais, e mais, ou seja, segundo e terceiro alcances, respectivamente: É a mim que Tu queres: “Aqui estou!” e: Conto pessoalmente nos Teus  planos e propósitos: “No rolo do livro  está escrito a meu respeito”. Belo. Concorda com o pensamento visto no salmo 91:11 – “Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;” e Salmo 56:8 – “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?”

A partir deste entendimento de “ouvidos abertos”, audição espiritual, então vem a validade das respostas vistas no corpo do poema, conforme alinhavamos acima. Medite nelas, texto e ouvidos abertos, cavados por Deus. Deixe que Ele lhe fale, além da letra.