I Samuel 16: 14-23; 18: 8-12;19:8-9; 26: 7-12.
Onde reside o grande diferenciador entre os que pertencem a Deus e os que nada querem com Ele? A participação em cultos? Conhecer a Bíblia? A certeza de salvação? O evangeliquês?
Ou é uma questão mais interior, de natureza transformada?
A natureza humana é revelada pela personalidade de cada um. O coração é o grande diferencial, como diz Provérbios: “Do coração procedem as saídas da vida”. Por isso Jesus disse que “a boca fala do que está cheio o coração.”
O Senhor delimitou a diferença estabelecendo-a na comparação entre duas naturezas: lobos e cordeiros. Eis o texto: Lucas 10:3 – “Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos”.
Ou temos a natureza de cordeiros ou a de lobos. Jesus nos mandou aprender com Ele, o Cordeiro de Deus. Antes de enviar Seus discípulos, chamou-os para estarem com ele.
Quero ilustrar esse grande diferenciador com a história de Davi e Saul que nossos textos registram. Eles ilustram perfeitamente essa aguda diferença pelo fato de serem os dois duas pessoas escolhidas por Deus e revelarem suas diferenças habitando num mesmo ambiente.
Chama nossa atenção o fato de os dois serem guerreiros e valentes, mas um trazia em si a natureza de cordeiro e o outro, de lobo.
O diferenciador maior está no uso que fazem do que têm à mão em casa. O cordeiro Daví carrega uma harpa, e a usa, tocando para amansar e aliviar.
O lobo Saul carrega uma lança e a usa para ferir, encravar na parede e matar.
E então começa um jogo de naturezas diferenciadas:
- O lobo quer armar o cordeiro. Este não consegue usar as armas daquele.
- Quando o lobo ataca com a lança, o cordeiro toca a harpa para amansá-lo.
- Se não consegue, foge, mas não devolve a lança. Por que? Porque cordeiros não entendem de lança, só lobos a usam; porque se devolver, vai rearmar o lobo.
- Por fim, tocando harpa e saindo de cena, o cordeiro consegue desarmar o lobo. 26: 7-12.
Preciso lembrar o que Deus disse a respeito deste cordeiro? É bastante ler Atos 13:22 – “Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’.”
O que falam nossas mãos? O que carregam? Harpa ou lança? Dessa diferença depende saber a natureza que nos mobiliza: cordeiros ou lobos. Nunca é tarde para depormos nossas armas, mudarmos de instrumentos, e afinar nossas harpas pelo Espírito Santo de Deus.
Nossa história mostra que a diferença básica entre Davi e Saul é que Deus era com Davi, e em Saul operava um “espírito arruinador” ou maligno. A Bíblia afirma que nós temos o Espírito de Cristo. Devemos viver guiados por Ele, sob Seu domínio e controle, filhos do Cordeiro.
Um recado, a propósito: Nestes dias de tanto embate político desde as últimas eleições, tenho visto pastores e crentes outros, aferrados numa luta renhida partidária e ideológica, dispersando lanças, mais que farpas, de ambos os polos, revelando uma natureza que de cordeiro nada tem. Deplorável!