Por Que Orar?

Quando lemos que “ainda a palavra não me chegou à língua e Deus a conhece toda”, junto a: “de longe entendes meus pensamentos”, acrescido do que Deus disse em Isaías “E será que antes que clamem eu ouvirei…” , confirmado por Jesus que afirmou: “O Pai sabe o que vocês necessitam antes que lhe peçam”, a oração parece uma desnecessidade, ou exercício inócuo. Então, resta a pergunta que parece caber bem aqui: Por que orar?

Mas, se assim fosse, estaríamos diante de grave equívoco cometido por Paulo: “Orem sem cessar”, e por Tiago: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. Tanto mais, pela segunda e terceira vez teríamos Paulo equivocado, ao dizer: “Que se façam orações e súplicas por todos os homens”, e: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas apresentem a Deus suas petições e súplicas, com ações de graça”. Até o Senhor Jesus estaria em contradição porque O vemos orando junto ao túmulo de Lázaro, e no Getsêmani e em muitos outros relatos em que Ele aparece recluso em oração ao Pai.

A oração é uma confissão racional de dependência a Deus.
A oração é nosso encontro com o sagrado em nosso interior.
A oração é nossa solene consciência de quanto somos frágeis em nossa humanidade.
A oração é nossa oportunidade de investir nossos sentimentos e vontade, no céu onde Deus está.
A oração é nossa maravilhosa caminhada em direção à presença bendita do Deus Santo e Eterno.
A oração é o mais santo momento de adoração de um coração que admira Deus.

Por isso ore. Ore hoje. Continue amanhã, e depois e depois… Não espere necessitar pedir algo, para orar. Pode ser que você ache que de nada precise. Não espere ficar mal, não se sentir bem, para orar. Ore quando se sentir ótimo, melhor, feliz, pois assim você estará apresentando o seu melhor a Deus. E se tudo estiver ruim, de mal a pior, ore também. Ainda mais. Se não der para falar, pode gemer. Se não for possível gemer, apresente seu silêncio. O próprio Espírito de Deus geme em oração a seu favor. E quando você nada puder nem souber dizer, Ele estará dizendo em seu lugar, por você, pois, “…aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”- Romanos 8:27 .