Guarda Divino

O Senhor é quem te guarda… – Salmo 121:5

Fanny Crosby, a poetisa crente, cega desde os 9 anos de idade, e que aprendeu a andar nos caminhos do Senhor, compôs os mais belos cânticos da hinologia sagrada, cantados por gerações de crentes no mundo inteiro em louvor a Deus. Consta, dentre os mais de 9000 hinos de sua autoria, um que sobressai pela força de sua mensagem, considerando-se a deficiência física da autora. Pedaços de sua letra dizem:

    Meu Jesus me guia sempre,

Que  mais posso desejar?

Duvidar do meu Amado?

                                            Do  meu Deus desconfiar?… (Salmos e Hinos, no. 166)

O mesmo Jesus que Fanny Crosby elegeu por guia, revela-Se o Guia de todos aqueles que Nele crêem.

Às vezes fica difícil ao crente conciliar as promessas conjugadas do Salmo 91, Lamentações 3:22 e o Salmo 121, todos estes textos garantindo proteção, segurança e livramento ao que crê, quando sinistros ocorrem, chegando mesmo a ser fatais. Alguns confundem-se diante de tais circunstâncias e até mesmo caem da fé. Mais depressa ainda caem os que hoje, compondo um grande contingente dos militantes da fé evangélica, firmam sua confissão apenas sobre as promessas que falam de triunfos e conquistas, por pretenderem que a fé só cogita de tais coisas.

Será que Deus falha ou interrompe Sua promessa como guardião fiel dos que Nele depositam sua fé, quando as situações contrariam tais promessas? Quando ocorre um desastre, surgem o mal e a morte, teria Deus falhado? Sua mão não esteve ali?

Daví tinha segura resposta para estas perguntas, pois ao mesmo tempo em que podia testificar da presença divina na luz, assumia-a nas trevas; se O via nos êxtases podia vê-Lo nos abismos, como registrou no Salmo 139. De igual forma Paulo o fez, e afirma isto para nós em Filipenses 4: 11 e 12: …aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado: de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez. E foi na têmpera forjada em tamanha confiança que pôde afirmar:  Tudo posso Naquele que me fortalece.  O tudo para Paulo não se confinava a lucros e conquistas somente.

O Deus de Naum é Aquele que tem o Seu caminho na tormenta (Naum 1:3) e isto se traduz na confiança de poder dizer como o autor de Hebreus, no capítulo 11, a um só tempo, que os que creram, pela fé: …extinguiram a violência do fogo…ou: …passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões… (Hebreus 11: 34 e 36).

A mesma fé para o escape era a fé para o enfrentamento, porque não se tratava de fé na fé, e sim fé no Deus da fé.

Sabê-Lo Guardião e Fiel, não é descansar porque haverá livramento sempre, mas descansar porque Ele estará junto sempre, o que não nos impede o vale da sombra da morte, mas impede o pânico e o abandono, quando nele, de forma que os que crêem podem dizer: Ainda que eu passe por ele, não temerei…Tu estás comigo!  Aleluia!