Maças de Ouro de Jeremias (7)

Se você voltar, ó Israel, volte para mim”, diz o Senhor.” – Jeremias 4:1.

O verbo empregado neste oráculo de Jeremias, no hebraico, tem a força de nosso verbo converter. E este é exatamente o sentido pretendido por Deus ao comunicar o apelo através do Seu servo.

Ele está falando com Seu povo, os filhos de Abraão, que à semelhança de muitos de nós, crentes, se sentiam seguros em sua herança espiritual, de tal forma a perder a noção de fragilidade no campo da fidelidade e da confissão que deve se manifestar com frutos.

De certa forma seguimos, via de regra, nossos próprios caminhos, por mais que os cubramos com nossas orações, e acabamos descobrindo que muitas vezes andamos nos descaminhos que nos afastam do propósito de Deus para nossa vida no seu todo, através da soma de seus cotidianos.

E é quando o apelo deve nos alcançar e a atenção devida a ele se faz pertinente.

Outro tanto, como é importante perceber de quanto afeto divino ele se reveste! Porque o Senhor a um só tempo nos fala de Seu desejo de ter-nos junto a Si, quanto aponta para o fato de que Se preocupa com nossos distanciamentos. Na verdade, todo movimento que não nos aproxima Dele, invariavelmente Dele nos afasta. E ele sabe que nossos próprios caminhos, preciosos a nossos olhos, redundam em mortes variadas que entremeiam nossa jornada. Ele o disse em Sua palavra: “Há caminhos que ao homem parecem ser bons, mas o seu final são caminhos de morte”. E longe dEle morrem os sonhos e as conquistas.

Tanto Jesus disse: “Sem mim vocês nada podem fazer”, quanto com sabedoria Davi concluiu em sua caminhada com Deus: “Com meu Deus, saltarei muralhas”. A nota de sabedoria entoa: “Com meu Deus”. E por aí, o apelo em Jeremias se realça no significado de “junto a Mim”, daí, “volte para mim”.

Importante ainda salientar que “com Deus e para Deus”, está longe de significar cobrir com oração petitória o plano que se traça para viver, como quem passa informações ao Senhor do que pretende realizar ou deseja alcançar. Voltar-se para Ele detém o sentido essencial de avaliar se nosso caminho corre em Sua direção e nos leva a Ele em todos os seus percursos.

O ano se inicia. Excelente oportunidade para assumirmos, como crentes em
Cristo, vivermos inclinados a voltar-nos para Ele em cada um dos seus muitos dias.