Além das Nuvens

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” – Filipenses 4:6

Na conhecida modalidade de arquivamento na “nuvem”, internautas usufruem com muita liberdade e frequência desse recurso para melhor armazenamento de suas tarefas, assuntos, arquivos, etc. O sistema funciona tão eficazmente que é possível “esquecer” na nuvem por tempo indeterminado o que se coloca ali, e “resgatar” o material armazenado em tempo oportuno.

A oração, ensinada aos antigos hebreus, amplificada por Jesus e assim passada aos que nEle crêem, há mais de três mil anos convida os homens a um exercício de espiritualidade que ultrapassa sem medida o recurso da informática de armazenamento de conteúdos nas “nuvens” porque nos convida a ir além das nuvens, Àquele que pode receber e arquivar com eficiência incomparável nossos assuntos, trabalhá-los com Sua graça onde poder e amor são ferramentas de que Se serve, para devolvê-los a nós, a Seu tempo, como a resposta pronta dentro de Sua vontade que é boa, agradável e perfeita.

Se podemos confiar em recursos da informática com tanta propriedade porque aprendemos a nos servir desses recursos criados por homens e administrados por sistemas eletromecânicos, sem medo de que nos venham a falhar (embora saibamos que falham), quanto mais preciso é confiar num Deus moralmente perfeito, eficaz e infalível, a Quem não vemos tanto quanto as nuvens do nosso sistema computadorizado, mas a Quem podemos sentir, perceber e ouvir por meio da fé.

É exatamente de que nos fala o apóstolo Paulo no texto acima. Convida os que crêem a irem, por meio da oração, armazenar além das nuvens, tudo que os aflige, nas mãos de Quem pode receber cada petição, para lhe dar o destino certo. Armazenar conteúdos que nos colocam sob ansiedade, no trono da graça de Deus em oração é eficaz para produzir paz e segurança. Nas mãos do Deus que é eterno podemos deixar e esquecer nossos argumentos, com a certeza absoluta de que a Seu tempo, Ele dará a resposta necessária aos nossos anseios, pois foi Ele quem nos assegurou: “Eu sei os planos que tenho a seu respeito. Planos de bem e não de mal, para lhes dar o fim que vocês precisam” (Jeremias 28:11).

Daí o solene convite do salmista: “Entrega o teu caminho ao Senhor. Confia nEle e o mais Ele fará” – Salmo 37:5.