Um texto confortador e esclarecedor quanto à fé se encontra em Judas, a carta de um único capítulo, no v.3: “Amados, embora estivesse muito ansioso para escrever a vocês acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever insistindo que batalhassem pela fé de uma vez por todas confiada aos santos.”
Refiro-me à última linha do texto: “…fé de uma vez por todas confiada aos santos”. Se associamos esta palavra de Judas a dois outros textos, e estes da pena do apóstolo Paulo, que escreve em II Tessalonicenses 3:2 que “…a fé não é de todos”, e em I Coríntios 12: 9 que a fé é manifestação do Espírito Santo na vida do crente em Jesus, podemos nos sentir confortados e seguros quanto à vida que decorre desse viver por fé.
Se há aqueles que, segundo Paulo, não lhes pertence a fé, e há aqueles que, segundo Judas, estão inseridos entre os que receberam a fé que lhes foi confiada, concordando isto com a palavra do mesmo apóstolo Paulo quando afirma que graça e fé são dons de Deus (Efésios 2:8), então os que se sabem crentes em Jesus Cristo para perdão dos seus pecados e para o dom da vida eterna com Deus, que consequentemente amam viver e obedecer a Sua Palavra, precisam transbordar de gratidão porque essa fé que lhes propicia “aproximarem-se de Deus” (Hebreus 11:6) é a mais preciosa bênção que uma pessoa pode ter recebido nesta vida.
Se você crê no Senhor Jesus Cristo e por isso O confessa e adora como seu único Senhor e Salvador; se você tem prazer em Sua Palavra, confia nela e a vive; se você vive na certeza da vida eterna que nos foi confiada; se vigia a vida na expectativa da volta de Cristo a esta História; se tem consciência plena de pecado e santificação; então regozije-se porque você conta entre os eleitos de Deus em Cristo Jesus, segundo Seu eterno propósito. Exulte, porque você é uma habitação humana do Espírito Santo de Deus, nesta geração.
Por conta dessa fé que move seu coração e vida, o trono da graça lhe está acessível, onde pode achegar-se sempre e a qualquer hora, “…com toda a confiança, a fim de receber misericórdia e encontrar graça que nos ajude no momento da necessidade” (Hebreus 4:16). A Ele toda a glória, também por isto.